Escolha uma Página

Conheça o conceito de Slow Blogging

20 set, 2020 | Marketing Digital, Produção de Conteúdo

De acordo com os dados de 2020 do infográfico Data Never Sleeps, a cada minuto são trocadas quase 42 milhões de mensagens no WhatsApp, 500 horas de vídeo são postadas no Youtube, quase 348 mil novos stories são postados no Instagram, quase 405 mil horas de filmes/séries/documentários são assistidos na Netflix e entre outras coisas no universo digital.

Sim, em 1 minuto, 60 segundos, tudo isso é feito, agora imaginem em 1 hora, 1 dia, em 1 mês…

Agora fica a reflexão: será que isso tudo realmente é necessário? e o que essa onda gigantesca de informações causa em você consumidor ou produtos de conteúdo?

Quando colocamos todas essas perguntas na mesa alguns pensamentos podem aparecer e hoje queremos expor um conceito específico, o “slow blogging”.

Uma termologia que deriva do inglês e que em tradução livre significa “blogar devagar”. É usada em um movimento que preza pela questão de postar em redes e plataformas de modo mais lento, tentando respeitar o tempo da vida e do ser humano.

Aqui encontram-se dois lados: produtor(a) de conteúdo e quem consome conteúdo.

Gurus do marketing digital dizem que o mínimo para crescer no Instagram são 10 stories por dia e 2 publicações no feed. E assim milhares de produtores de conteúdo se sentem ou pressionados, produzindo materiais totalmente sem foco e sem sentido, ou então fracassados, por não conseguirem manter esse ritmo frenético.

Os reféns de algoritmos vivem para agradar uma plataforma programada e esquecem que quem está ali dentro ainda são seres humanos, pessoas, indivíduos que querem receber algo de alta qualidade, feito com todo cuidado e humanização.

E como sabemos que os usuários querem isso?

Bom, se pergunte aí, hoje, das coisas que viu em suas redes sociais, quantas você realmente lembra? Quantas realmente fizeram alguma diferença em sua passagem pelo feed, stories ou plataformas de vídeos?

Esse é o outro lado da moeda, quem consome conteúdo está sendo inundado de informação o tempo todo e isso não ajuda em nada, só o deixa mais ansioso, menos focado e mais difícil de tentar reter sua atenção. Por isso as pessoas só vão lembrar de conteúdos que tiveram alguma relevância para eles, alguma qualidade, trouxe algo real e significante para si.

Postar mais e mais o tempo todo não é a saída para crescer.

Priorizar o conteúdo, buscar maior qualidade, entregar materiais relevantes e que agradam seu público, sempre com estratégia e respeitando o tempo do ser humano criativo, isso irá te levar a seguidores que te dão valor, que engajam, compartilham e se interessam verdadeiramente pelo seu trabalho, isso significa construir uma comunidade.

Ref. Dados: https://www.domo.com/learn/data-never-sleeps-8

Posts Relacionados

Pâmela Ribeiro

Pâmela Ribeiro

Cofundadora da Hiloou. Publicitária formada pelo UNISAGRADO, onde desenvolveu pesquisa sobre Experiência do Usuário voltado para sites institucionais. Vencedora do EXPOCOM Sudeste 2018 na categoria Outdoor, é formada como Técnica em Impressão Gráfica pelo SENAI. Foi premiada como uma das Mulheres do Ano de 2022 do Design Gráfico (Prêmio Ruth Kedar do Designerverso).