De forma bem simplificada, o marketing social é o conjunto de estratégias de comunicação que envolve causas sociais, podendo ser inúmeras, que permeiam assuntos do convívio em sociedade das pessoas.
Os principais tópicos abordados no marketing social são:
- Racismo;
- LGBTQIA+ fobia;
- Machismo e Feminismo;
- Proteção do meio ambiente e sustentabilidade;
- Fome, situação de rua e dignidade da pessoa humana;
- Melhorias na educação;
- Saúde de qualidade para a todos;
- Entre outros.
As empresas podem ajudar a melhorar essas situações na sociedade realizando campanhas de conscientização, firmando políticas dentro dos seus ambientes de trabalho ou desenvolvendo projetos, sem fins lucrativos, relativos as causas apoiadas.
Muito se confunde esse marketing social com o marketing de causa, porém uma marca pode realizar ambos ao mesmo tempo, assim como pode realizar apenas um deles.
Qual a diferença entre Marketing Social ou Marketing de Causa?
Como dito anteriormente, marketing social envolve um conjunto de estratégias que busca resolver (ou ajudar a resolver) uma questão social, ele tende a ser algo duradouro, que por vezes se apoia nos valores da empresa.
Já o marketing de causa é pontual, ele envolve uma ação específica que aborda uma questão social, como, por exemplo, a doação de cilindros de oxigênio para hospitais ou então o financiamento de materiais escolares para crianças carentes de uma comunidade.
Por que defender causas sociais é importante para sua marca?
Quando se fala na construção de uma marca, o famoso “branding”, se enxerga uma personalidade, como se a marca realmente fosse uma pessoa com valores, identidade, tom de voz, qualidades e causas as quais defende.
É importante para sua construção de marca, assim como para o relacionamento aprofundado com o público, que sua empresa se posicione, defenda o que acredita e faça acontecer mudanças na sociedade.
Isso aproxima seu negócio do seu público ideal, além de trazer verdade em suas ações como empresa.
Quais causas devo envolver no marketing social do meu negócio?
Esse ponto é crucial, já que a escolha da causa apoiada precisa estar totalmente alinhada com as crenças da sua marca, caso não, a mensagem se perde e o elo que pode ser construído com o público se enfraquece, é como se as pessoas vissem que sua marca mente.
“Façam o que falo, mas não façam o que faço”: esse ditado não funciona em nada, principalmente no marketing social.
Exemplo clássico do que não fazer com o marketing social:
Uma marca de cerveja produz uma campanha contra o machismo, dizendo que mulheres consomem cerveja e não podem estar em comerciais hipersexualizadas, já no ambiente corporativo desta mesma empresa, as mulheres não estão em cargos de liderança, existem denúncias de assédio nos locais de trabalho e possuem diferenças salariais entre homens e mulheres que desempenham o mesmo trabalho.
Entende?
Para escolher uma causa e construir estratégias de marketing social, seu negócio precisa estar alinhado com aquele propósito, não escolha o que está “na moda” ou em evidência nas redes sociais, procure algo que tenha ligação com a sua construção de marca, que seja verdadeiro e pautado nos seus valores empresariais.