Em setembro “O Dilema das Redes” entrou no catálogo da Netflix e está causando cada vez mais novas discussões, pensamentos e respostas de plataformas sociais.
Uma prova disso é que após o lançamento na Netflix, as buscas na internet por excluir o Facebook aumentaram 250%, ou seja, os usuários estão se movimentando e tendo respostas a partir de um documentário.
Essas mudanças vêm acontecendo a algum tempo, já que vimos mecanismos sendo inseridos, pelas próprias plataformas, para controlar quanto tempo os usuários passam em redes sociais e que as conversas sobre conteúdo, como o conceito “slow blogging”, estão sendo amplificadas.
E você sabe o que fazer?
Temos algumas dicas para sua empresa fazer parte das mudanças do ambiente digital e não ficar para trás enquanto o comportamento dos consumidores se transforma.
1 – Humanizar seu atendimento (mesmo que por redes sociais!)
As pessoas estão cansadas de conversar com máquinas ou com um atendimento que parece falar com todo mundo de forma igual. É necessário personalizar, humanizar e tratar seus clientes como seus amigos, dando atenção e cuidado, mesmo sendo por WhatsApp, e-mail, ou inbox das redes sociais.
Chame pelo nome, mantenha a pessoa próxima, escreva mensagens personalizadas e não apenas copie e cole frases prontas.
2 – Usar fotos reais em suas redes
Existem dois motivos para isso: o primeiro é que os seus clientes vão saber exatamente o que estão comprando e terão confiança em sua marca, e o segundo é que se você usa fotos de bancos de imagens seus concorrentes também poderão usar e você não pode ser igual seu concorrente.
3 – Trabalhar com o Design Acessível
Saiba que seu público pode possuir alguns tipos de deficiência e para conseguir ser a empresa certa também para essas pessoas você precisa se adequar.
Existem pessoas com dificuldade de leitura, pessoas que não escutam, ou que tem a visão parcialmente ou completamente comprometida, entre essas e outras questões sua empresa pode trabalhar conteúdos nas redes totalmente adaptados e acessível para todos os usuários.
4 – Construir Responsabilidade Social verdadeira pelo conteúdo postado
Os usuários estão procurando verdade em discursos e isso envolve agir de acordo com o que posta, então se você está apoiando causas em redes sociais (por exemplo, setembro amarelo), preste atenção, pois isso precisa refletir nas suas ações no ambiente de trabalho.
Tenha cuidado em avaliar todo o conteúdo que vai para suas redes sociais, analise tudo pensando: isso fere alguma pessoa ou algum valor ético e moral?
Procure entender se o que você está postando é ou não algo positivo para o seu consumidor. Conteúdo sem sentido, aleatório, e sem objetivo, só enche a timeline e não irá ajudar em nada seu negócio e sua presença online.
Precisa de ajuda para tornar o seu conteúdo nas redes algo que vai realmente surpreender seu cliente? Fale com nossa equipe pelo WhatsApp 14 99659-8954, estamos ansiosos para trocar uma ideia com você!