Os sites de vendas online se tornaram mais necessários com a pandemia, lojas físicas fecharam as portas, mas as vendas precisavam continuar. A saída, daqueles que ainda não estavam estabilizados no digital, foi migrar suas vendas e relacionamento com os clientes para a internet.
O e-commerce se tornou uma possibilidade para algumas empresas, mesmo não sendo algo novo, poucas marcas locais usavam plataformas de vendas online.
O problema é que a maior parte desses negócios sabem vender no off-line, mas o online é muito diferente, ou seja, o desespero começou a bater na porta: “minha loja não está tendo acesso”, “não estou vendendo nada, nem metade do que vendia antes” e entre outras preocupações.
Existem várias ferramentas para construir um loja online, já que um e-commerce tem várias modelos:
- Vendas no Instagram;
- Plataformas prontas de e-commerce, por exemplo, o Shopify. (Só jogar no Google que você vai encontrar várias);
- Contratar desenvolvedores que podem construir esse e-commerce para sua empresa.
(Inclusive – mensagem subliminar que não tem nada de subliminar – se quiser vender online conversa com a gente, vamos entender o que é melhor para sua empresa. Agora voltando a programação normal…)
A questão aqui, que ninguém te conta, é que não é colocar a loja no ar e você começa a vender enquanto está dormindo. É assim para a Americanas, Magalu, Amazon, para você meu anjo, que está começando a entrar nesse universo de vendas online, a realidade é outra!
Então, antes de querer construir seu E-commerce existem questões que precisam da sua atenção. Por isso, hoje, vamos te dar algumas dicas de como preparar esse ambiente para iniciar no campo de vendas online.
1 – Tenha um atendimento específico para o digital
A maioria das pessoas não querem tirar dúvidas ou resolver problemas com uma máquina ou por chamada de voz, as pessoas querem um atendimento por WhatsApp ou outra ferramenta de chat ao vivo, então personalize isso.
2 – Invista em fotografias para os seus produtos
Nada melhor do que uma imagem bem feita e real para convencer aquele cliente a comprar e a se sentir seguro adquirindo seu produto no e-commerce.
3 – Sua loja online precisa ser agradável, fácil de navegar e responsiva
A maioria das pessoas está na internet pelo celular, por isso seu e-commerce precisa estar adaptado para vários tipos de tela. Além disso, as páginas precisam ser agradáveis, organizadas e fáceis de navegar. (Caso tenha curiosidade, isso se chama UX design, o famoso estudo da experiência do usuário).
4 – Pense, organize e analise seu estoque
Misturar estoque da loja física e da loja online pode ser um caos, então é necessário organização. Avalie suas possibilidades para não perder tempo e dinheiro.
5 – Trabalhe sua logística e processos de vendas
Você já pensou em colocar seus produtos em grandes lojas digitais como Mercado Livre, Americanas, entre outras? É possível, e o processo se chama Marketplace, para isso você precisa se organizar, procurar as ferramentas agregadoras e avaliar as entregas com pequenas, médias e longas distâncias.
6 – Estude e precifique seus produtos de forma realista
Quanto custa para produzir tal produto? Quanto custa minha estrutura de site, atendimento e integração em Marketplace? Quanto custa as questões de logística e armazenamento de estoque? Essas são apenas algumas perguntas que você precisará responder.
7 – Persista na divulgação da sua loja
Colocar o e-commerce no ar e ter tudo organizado não é formula para o sucesso, é preciso persistência e divulgação, escolher os pontos certos e se destacar das outras lojas online.
Essas dicas são apenas tópicos iniciais que precisam ser pensados, existem mais inúmeras partes do processo de vender online que também necessitam da sua atenção.
A internet possibilita e expande os negócios, no entanto, é um ambiente onde muitas pessoas disputam um pequeno espaço, se você não se organizar e se destacar, com certeza os consumidores vão encontrar outras lojas que fazem algo melhor que você.
Como está sua relação com o ambiente digital? E suas vendas em e-commerce?