Existem muitos pontos que podem definir algo bom ou ruim na internet, mas o que vamos falar hoje é como um conteúdo ótimo, significa um conteúdo completo.
Quando dizemos “conteúdo completo”, quer dizer, na nossa visão, o equilíbrio em 3 pontos principais: o texto (conteúdo teórico), o visual (design) e modo de apresentação (forma e tom de voz).
Esses são os pontos importantes de um conteúdo, que sempre temos que ter atenção:
- Trazer informação para as pessoas e gerar propriedade na área de atuação do seu negócio.
- Acertar o tom de voz do conteúdo que seja interessante para as pessoas. Ás vezes o problema não é o conteúdo, e sim como ele está sendo exposto.
- Entender o formato do conteúdo que seu público gosta de consumir. Tem pessoas que preferem texto, outros preferem áudios, outros preferem vídeo, irá depender do tipo de público, e só saberemos o ideal fazendo testes.
- O visual e o textual precisam ter o mesmo peso. Não é só ser bonito, é ter o design certo com o texto ideal.
Sabendo desses pontos é necessário entender algo contemporâneo.
Na atualidade, levando em consideração as redes sociais, o público precisa de um conteúdo simplificado, fácil de consumir e de rápido entendimento, por isso elencamos alguns pontos que podem ser relevantes na hora de simplificar seu conteúdo.
Como simplificar meu conteúdo?
- Você sabe dos termos técnicos, seu cliente não, simplifique a linguagem.
- Explore as mensagens curtas, em tópicos ou pequenas dicas.
- Use o visual ao favor da compreensão dos conteúdos, sabe os livros de histórias de crianças com um monte de figuras? É a mesma coisa.
- Se estiver na rede social e a legenda for mais longa, use emoji e parágrafos. Se estiver em um blog e o texto for longo, use espaçamentos adequados, perguntas no meio do texto e destaque frases chaves.
- Ao invés de passar toda informação em um post, escolha fazer recortes no tema.
Simplificar conteúdo não quer dizer que não haverá aprofundamento em temáticas importantes, mas sim, que esse aprofundamento precisará ser feito com mais criatividade, buscando reter a atenção do público e ao mesmo tempo trazer entendimento de uma questão técnica ou relevante para o seu segmento.
O que acha de começar a praticar isso hoje? Aplique e comece a avaliar se o consumo do seu conteúdo está sendo maior.
Quer saber mais sobre como aplicar essas dicas à sua produção de conteúdo? Fale com a gente pelo WhatsApp 14 99659-8954.