Escolha uma Página

O que torna a Apple uma marca idolatrada?

12 set, 2020 | Branding, Marketing Digital

O fã clube Apple:  a marca que conseguiu uma legião de defensores intensos

Você já se perguntou porque a Apple tem uma legião de consumidores considerados “defensores”, ou “advogados”, da marca?

É claro que essa grande empresa, que pelo quinto ano consecutivo foi considerada a segunda marca mais valiosa do mundo, não chegou a esse patamar do dia para noite.

Listamos alguns motivos aqui embaixo e vamos falar principalmente sobre o fator que torna a Apple uma marca idolatrada.

Inovação e Pioneirismo

Computadores Apple foram lançados quando nem se sabia direito o que poderia ser um computador, laptops Powerbook foram colocados no mercado quando nem se imaginava poder carregar um computador de modo portátil, e smartphones Iphone foram feitos quando, na verdade, nem se sabia o que se referia o conceito “smart” em um celular.

Ps.: A plataforma dos Ipods foi a primeira a aceitar arquivos sonoros do tipo podcasts. A partir do agregador era possível trazer os episódios para os usuários ouvirem de modo portátil, por isso o nome PODcast, o prefixo “pod” é referência aos dispositivos da Apple.

Design e Conceito

A Apple em si é uma empresa que trabalha muito o design e conceito. Isso colabora na construção de uma marca forte, marcante e significativa para o mercado.

Quando se fala em design a assinatura dos produtos da marca é bem evidente, as pessoas sabem exatamente quando um dispositivo é ou não da Apple, seja por seus formatos ou pelo seu sistema operacional.

Quando se fala em conceito podemos ver que, por exemplo, o nome Apple (maçã em português) teve como uma de suas referências a história da maçã que caiu da árvore e levou Newton a imaginar a lei da gravidade. Uma referência que carrega o conceito de inovação e mudança da visão de mundo.

O nome Mac (computadores da Apple) derivou dos modelos de computadores Macintosh que, na verdade, era o sobrenome de um grande vendedor de maçãs que criou um tipo específico de maçã, Maçãs Macintosh, que no caso eram as favoritas do primeiro desenvolvedor de interface gráfica da Apple.

Experiência e Relacionamento com o cliente

O sistema operacional da Apple é único, seja em computadores, laptops ou celulares, e isso serve ao usuário uma experiência realmente personalizada. Produtos são feitos e apresentados aos clientes como parte da completude da marca: relógios smart, mouse, teclado, tablets, Apple TV e entre outros dispositivos e aplicativos.

A individualização traz aos clientes a sensação de exclusividade e isso constrói um relacionamento pessoal entre usuários Apple e seus produtos. O pertencimento e individualização eleva o público que consome Apple ao patamar de “defensores” da marca.

Fator-chave para a existência da legião de “advogados” da marca:

Consistência (por muito tempo, de verdade, muito tempo)

A Apple mantém seus preceitos de inovação, design, conceito, experiência e relacionamento, desde seu lançamento no mercado.

Obviamente tudo foi se refinando com os anos, porém a consistência é o que torna a Apple, entre poucas empresas, que os clientes não enxergam outras marcas como substitutas.

Quando um cliente compra algo da Apple ele já sabe o que vai receber, ele conhece a consistência da marca e sabe que vai receber um produto inovador, personalizado e carregado de experiências únicas, isso faz com que ele nem questione o valor investido em compras. Tudo é simplesmente justificado pelo fato de: “É Apple”.

O que para alguns pode parecer estranho, esse amor pela marca, na verdade, é planejamento detalhado, propósito e uma constância que atravessa décadas.

Posts Relacionados

Pâmela Ribeiro

Pâmela Ribeiro

Cofundadora da Hiloou. Publicitária formada pelo UNISAGRADO, onde desenvolveu pesquisa sobre Experiência do Usuário voltado para sites institucionais. Vencedora do EXPOCOM Sudeste 2018 na categoria Outdoor, é formada como Técnica em Impressão Gráfica pelo SENAI. Foi premiada como uma das Mulheres do Ano de 2022 do Design Gráfico (Prêmio Ruth Kedar do Designerverso).