Se um dia você nos solicitar uma proposta de trabalho para gerenciamento de redes sociais, pode ter certeza que estará constando a nossa consultoria estratégica também. Isso acontece, pois negócios precisam ser nas redes sociais um espelho do que é na vida real, sendo assim, o trabalho de uma agência séria vai muito além de fazer posts bonitos para o Instagram.
Nós não temos propostas prontas de trabalho, por isso quando uma empresa busca pelos nossos serviços nós estudamos aquele negócio, observando as necessidades e as oportunidades de mercado online e offline, e assim preparamos um documento personalizado.
No entanto, independentemente de quais redes serão utilizadas, ou se terá algo a mais na proposta, a consultoria estratégica estará sempre ali presente.
O que é a consultoria estratégica?
Consiste em conversas e auxílios no quesito de marca e negócios que você pode solicitar, para alinhar as estratégias online e offline com a realidade da empresa, por exemplo:
- Reuniões para montarmos campanhas específicas ou de lançamento;
- Conversas sobre questões pontuais de marketing;
- Gerenciamento de crise;
- Análise de negócio visando a melhoria do ambiente físico de loja;
- Pesquisa básica de mercado quando necessário;
- Análise de resultados de estratégias;
- Contato com outros fornecedores, como gráficas e influenciadores.
Resumidamente, é tudo aquilo que permeia as ações de marketing e a forma como sua empresa é vista no mercado.
Ela é essencial em toda proposta para redes sociais?
Com certeza! Não adianta nada uma agência criar um feed do Instagram belíssimo e encantador, se quando o consumidor chegar na loja, ela estiver toda bagunçada, por exemplo. A consultoria estratégica também irá analisar esses fatores do negócio, que podem afetar a imagem que o público tem da empresa, muito além das redes sociais.
Para uma marca obter resultados concretos com um gerenciamento de mídias sociais bem feito, é preciso caminhar juntamente com o negócio offline. A empresa precisa fazer jus ao que é divulgado nas mídias, e isso envolve uma análise completa, com base em estudo, para alcançar os objetivos de venda.
A consultoria estratégica é essencial, e tanto a agência como a empresa/cliente precisam estar alinhados para realizar as mudanças e estratégias de crescimento no mercado.