Escolha uma Página

Tráfego orgânico ou Tráfego Pago, o que é melhor para o seu site?

2 fev, 2021 | Estratégias de Marketing, Marketing Digital

Muitas pessoas sabem da importância de estar entre os primeiros resultados de pesquisa do Google, mas poucas sabem a diferença entre investir em resultados para tráfego orgânico ou o tráfego pago, e quais as vantagens e desvantagens de cada estratégia.

Será que gera resultado investir em somente uma dessas duas opções?

É unânime a verdade de que o principal buscador do mundo, o Google, facilita para que consumidores encontrem empresas, tanto para compra de produtos, como para prestação de serviços.

Mas você sabe qual a melhor opção para chegar ao topo desses resultados de pesquisas?

Existem prós e contras de optar pelo patrocinado no Google, ou investir em estratégias de SEO, para ranquear seu site organicamente:

  • Tráfego pago: é possível alcançar as primeiras colocações em pesquisas de forma muito mais rápida, porém demanda um investimento financeiro muito maior, e dependendo do comportamento do seu público, pode acontecer dele não clicar em anúncios no resultado de busca, e sim naqueles que aparecem ali organicamente. Algumas pesquisas mostram que 80% das pessoas que pesquisam no Google não clicam em anúncios, mas apenas em resultados de busca orgânica.
  • Tráfego orgânico: demanda mais tempo e dedicação em produção de conteúdo e trabalho em SEO, porém a longo prazo, com um trabalho bem feito e com constância, você poderá alcançar as primeiras posições do Google, sem ter que pagar nada ao buscador, apenas produzindo conteúdo e experiência de qualidade. Seu site estando no topo organicamente também existe uma chance maior de seus clientes confiarem mais no seu trabalho, e contratá-lo.

Por isso, mesmo os anúncios sendo um processo mais rápido para chegar ao topo das buscas, é essencial um trabalho de SEO, estratégia que irá melhorar o desempenho dos sites em resultados orgânicos, mesmo que esse trabalho demore mais tempo para alcançar determinados objetivos.

Para quem está iniciando com seu site agora no Google, para alavancar o alcance no início, é considerado uma boa estratégia usar o tráfego pago (Google Ads) como ferramenta, para que seu site seja notado por possíveis clientes. Isso também pode ajudar a subir a posição dele organicamente.

Porém, se o site se trata de uma empresa com baixo valor de investimento, o ranqueamento orgânico pode ser uma estratégia adequada se for executado um bom trabalho de SEO, que normalmente pode ser feito por profissionais de marketing, desenvolvedores de sites, ou até jornalistas que trabalham com produção de conteúdo.

Quer saber mais sobre como funciona a construção de um site que apareça nas primeiras páginas do Google? Fale com a gente pelo WhatsApp (14) 99659-8954.

Fonte: Admake

Posts Relacionados

Pâmela Ribeiro

Pâmela Ribeiro

Cofundadora da Hiloou. Publicitária formada pelo UNISAGRADO, onde desenvolveu pesquisa sobre Experiência do Usuário voltado para sites institucionais. Vencedora do EXPOCOM Sudeste 2018 na categoria Outdoor, é formada como Técnica em Impressão Gráfica pelo SENAI. Foi premiada como uma das Mulheres do Ano de 2022 do Design Gráfico (Prêmio Ruth Kedar do Designerverso).