Escolha uma Página

Lista de transmissão no WhatsApp funciona?

5 maio, 2021 | Marketing Digital, Redes Sociais

Quando se trata de falar com o público, existem várias ferramentas digitais, uma delas é o WhatsApp. Esse ambiente pode ser um ponto de contato entre você e seu consumidor, como também pode ser um ferramenta de divulgação.

Mas será que você está usando o WhatsApp da melhor forma para o seu negócio ou apenas está se tornando o novo número bloqueado no celular das pessoas?

Para começarmos a entender em que lugar você está com o seu negócio vamos primeiro fazer uma avaliação rápida:

  • Quantas mensagens você envia por semana para as listas de transmissão do WhatsApp do seu negócio?
  • Quantas pessoas recebem e quantas respondem?
  • Se você, pessoa física, recebesse essas mensagens, nessa proporção, você ficaria feliz ou incomodad@?

Após essas perguntas e respostas pense como seu cliente ou o público em geral, se imagine na situação, será que você não estaria pegando aquele “rançinho” daquela empresa/profissional que fica mandando sempre mensagem no WhatsApp?

Só que aí você pode pensar: “mas poxa eu preciso vender, preciso que os produtos apareçam” ou “preciso que as pessoas me contratem, marquem hora comigo”. Nós sabemos, é desesperador, só que utilizar o WhatsApp da forma errada pode te fazer ir para o caminho contrário, pode te fazer perder possíveis clientes.

Bom, então qual a solução?

1 – Comece a usar um WhatsApp profissional, não misture suas mensagens pessoais com trabalho. Além disso, vão ter horários que você estará online, mas não estará trabalhando, seu cliente pode achar que você não quer respondê-lo, evite más interpretações.

2 – Use uma estratégia chamada “transmídia“, ou seja, esteja em vários espaços conversando com seu cliente. Você não precisa estar sempre no WhatsApp bombardeando as pessoas, use outras plataformas como estratégia (Instagram, Stories, Reels, TikTok, Site, LinkedIn, Facebook e entre outras possibilidades), assim você estará em contato com os consumidores, mas de várias formas diferentes, não parecerá chat@.

3 – Atrelado ao tópico anterior, trabalhe a ideia de “reimpactar” o consumidor, isso quer dizer que sua marca pode estar em várias plataformas diferentes aparecendo em vários momentos para o público, impactando e “reimpactando” aquele possível consumidor, isso ajuda muito na fixação de uma mensagem na mente das pessoas.

4 – Se sua marca usa listas de transmissão no WhatsApp, você já pratica o remarketing, mas não sabe quem tem esse nome e provavelmente está fazendo da forma errada. Remarketing, simplificadamente, é falar de novo com aquelas pessoas que já interagiram com você, seja comprando produtos, contratando um dos seus serviços, ou que já vieram te perguntar sobre valores, entregas e outros fatores ligados ao seu negócio. É muito mais fácil vender para pessoas que conhecem sua marca, do que pessoas que nunca ouviram falar da sua empresa, por isso o remarketing se faz importante, mas lembrando que se deve usar todas as dicas anteriores para fazer da forma correta.

Dica bônus: não seja o chat@ do WhatsApp, sempre pergunte se a pessoa quer receber comunicações por esse meio, e sempre deixe a opção para que esse público possa sair das listas de transmissão quando desejar.

Sabe a famosa frase de marqueteiro: “Quem não é visto não é lembrado”? A evolução dela é “Quem enche a paciência é bloqueado.”

Qual marca você quer ser? A que é lembrada de forma positiva, é recebida em várias plataformas pelo público ou a que é bloqueada em todos os espaços?

Posts Relacionados

Gabriela Frederice

Gabriela Frederice

Cofundadora da Hiloou. Formada em publicidade, possui experiência em planejamento, atendimento, gestão de projetos e audiovisual. Desenvolveu pesquisas publicadas em eventos científicos sobre engajamento em Redes Sociais, e capítulo de livro sobre podcasts e estratégias transmídias. Foi premiada como uma das Mulheres do Ano de 2022 do Design Gráfico (Prêmio Ruth Kedar do Designerverso).
tags do conteúdo: atendimento | interação | remarketing | whatsapp