Quem não ama um sorteio? Afinal todo mundo ganha: o sorteado ganha um presente de graça e a marca sorteadora carrega milhares de curtidas e novos seguidores em seu perfil, sensacional, correto? NÃO, ERRADO!
Sorteios além de não ajudarem as marcas a crescerem com qualidade, podem ser considerados crime.
Para ajudar na compressão vamos falar os prós e contras e deixar você responder a pergunta: Devo fazer sorteio?
Pontos Positivos:
- Crescimento rápido no número de seguidores do seu perfil;
- Aumento do engajamento, na foto do sorteio, sabendo que crescem as curtidas e comentários;
- Maior compartilhamento, da imagem do sorteio, para novos públicos.
Pontos Negativos:
- Realizar sorteio, dentro da lei, é burocrático. É necessário cadastrar a ação na Caixa Econômica Federal e estar de acordo com a regulamentação da instituição fiscalizadora;
- Seguidores que chegam por sorteio, em grande maioria, não estão interessados no produto/serviço da sua empresa especificamente;
- Após o sorteio você perderá seguidores tão rápido quanto ganhou;
- A maioria das pessoas que vão curtir e comentar no post do sorteio não dão importância para sua marca, só querem o prêmio, ou seja, o crescimento no engajamento visto ali é uma mentira.
Quer dizer que o sorteio deve acabar?
Sim e não. Acreditamos que sorteios feitos com estratégia, cumprindo a legislação, a partir da fiscalização e regulamentação da Caixa Econômica Federal, podem ser vantajosos.
No entanto, acreditamos que os “sorteios” vistos diariamente no Instagram e Facebook, não ajudam em nada as marcas, além de serem considerados uma violação de leis federais.
Observação bônus: Quando vocês escolhem fazer esses “sorteios” de Instagram/Facebook tudo é baseado em: quantos seguidores posso ganhar no meu perfil? Quando na verdade as preocupações deveriam ser:
- As pessoas querem seguir o meu perfil?
- As pessoas gostam do conteúdo, produto e serviços que ofereço?
- Como posso ganhar seguidores de qualidade?
- Como posso construir uma comunidade que engaja com o meu conteúdo?
- Como posso construir um público que consome meus produtos/serviços e defendem minha marca?
- Como posso conquistar clientes fiéis?
Dica da nossa galinha dos ovos de ouro: Ao invés de realizar “sorteios” presenteie aqueles que já apoiam seu negócio.
No lugar de dar algo para alguma pessoa que só te seguiu ou curtiu sua publicação para ganhar o “sorteio”, escolha oferecer presentes para os clientes que já te apoiam, te indicam gratuitamente, interagem com os seus conteúdos e ainda consomem da sua marca.
Conseguir novos cliente é ótimo, mas fidelizar os que já possui te trará estabilidade para crescer no mercado e, por incrível que pareça, novos clientes encantados pela sua marca e por como você trata aqueles que já são consumidores.
Já dizia o “pai do marketing”:
“A melhor propaganda é feita por clientes satisfeitos.” – Philip Kotler