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Motivos para fazer sorteio no seu perfil (ou não)

30 mar, 2021 | Marketing Digital, Redes Sociais

Quem não ama um sorteio? Afinal todo mundo ganha: o sorteado ganha um presente de graça e a marca sorteadora carrega milhares de curtidas e novos seguidores em seu perfil, sensacional, correto? NÃO, ERRADO!

Sorteios além de não ajudarem as marcas a crescerem com qualidade, podem ser considerados crime.

Para ajudar na compressão vamos falar os prós e contras e deixar você responder a pergunta: Devo fazer sorteio?

Pontos Positivos:

  • Crescimento rápido no número de seguidores do seu perfil;
  • Aumento do engajamento, na foto do sorteio, sabendo que crescem as curtidas e comentários;
  • Maior compartilhamento, da imagem do sorteio, para novos públicos.

Pontos Negativos:

  • Realizar sorteio, dentro da lei, é burocrático. É necessário cadastrar a ação na Caixa Econômica Federal e estar de acordo com a regulamentação da instituição fiscalizadora;
  • Seguidores que chegam por sorteio, em grande maioria, não estão interessados no produto/serviço da sua empresa especificamente;
  • Após o sorteio você perderá seguidores tão rápido quanto ganhou;
  • A maioria das pessoas que vão curtir e comentar no post do sorteio não dão importância para sua marca, só querem o prêmio, ou seja, o crescimento no engajamento visto ali é uma mentira.

Quer dizer que o sorteio deve acabar?

Sim e não. Acreditamos que sorteios feitos com estratégia, cumprindo a legislação, a partir da fiscalização e regulamentação da Caixa Econômica Federal, podem ser vantajosos.

No entanto, acreditamos que os “sorteios” vistos diariamente no Instagram e Facebook, não ajudam em nada as marcas, além de serem considerados uma violação de leis federais.

Observação bônus: Quando vocês escolhem fazer esses “sorteios” de Instagram/Facebook tudo é baseado em: quantos seguidores posso ganhar no meu perfil? Quando na verdade as preocupações deveriam ser:

  1. As pessoas querem seguir o meu perfil?
  2. As pessoas gostam do conteúdo, produto e serviços que ofereço?
  3. Como posso ganhar seguidores de qualidade?
  4. Como posso construir uma comunidade que engaja com o meu conteúdo?
  5. Como posso construir um público que consome meus produtos/serviços e defendem minha marca?
  6. Como posso conquistar clientes fiéis?

Dica da nossa galinha dos ovos de ouro: Ao invés de realizar “sorteios” presenteie aqueles que já apoiam seu negócio.

No lugar de dar algo para alguma pessoa que só te seguiu ou curtiu sua publicação para ganhar o “sorteio”, escolha oferecer presentes para os clientes que já te apoiam, te indicam gratuitamente, interagem com os seus conteúdos e ainda consomem da sua marca.

Conseguir novos cliente é ótimo, mas fidelizar os que já possui te trará estabilidade para crescer no mercado e, por incrível que pareça, novos clientes encantados pela sua marca e por como você trata aqueles que já são consumidores.

Já dizia o “pai do marketing”:

“A melhor propaganda é feita por clientes satisfeitos.” – Philip Kotler

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Gabriela Frederice

Gabriela Frederice

Cofundadora da Hiloou. Formada em publicidade, possui experiência em planejamento, atendimento, gestão de projetos e audiovisual. Desenvolveu pesquisas publicadas em eventos científicos sobre engajamento em Redes Sociais, e capítulo de livro sobre podcasts e estratégias transmídias. Foi premiada como uma das Mulheres do Ano de 2022 do Design Gráfico (Prêmio Ruth Kedar do Designerverso).
tags do conteúdo: engajamento | instagram | interação | seguidores